78º Feira do livro de Lisboa - Sugestão "Nação Teatro"

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Visita o Pavilhão de Cabo Verde e compra "Nação Teatro" de autoria de João Branco. O autor esta de passagem por lisboa, têm viagem agendado ao Brasil já na segunda-feira aonde o Grupo de Teatro do Centro Cultural Português do Mindelo irá participar num festival de
teatro. Recorda-se que o referido grupo há poucos dias esteve em Angola ao convite do Grupo Elinga Teatro de José Mena Abrantes.


O Escritor Jorge Carlos Fonseca pousou para "O Palco da Vida" prometendo que vai passar a ser um visitante assiduo do blogue.

78º Feira do Livro de lisboa - As primeiras Imagens

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Mesa Redonda sobre "Claridade"

Alberto Carvalho, Corsino Fortes e Armandina Maia


Auditório da Feira aonde irá decorrer: Palestras, Mesa Redondas e actividades culturais

Embaixador de Cabo Verde cá em Portugal Arnaldo Ramos na abertura da
mesa redonda sobre “Claridade”Intervenções de Alberto Carvalho, Armandina Maia e Corsino Fortes . Convidados especiais: Aguinaldo Fonseca, Nuno Miranda, Elsa Rodrigues dos Santos, António da Nevada e Joaquim Arena.

78º Feira do livro de Lisboa

domingo, 25 de maio de 2008



Feira do Livro


A 78º Feira do Livro de Lisboa abre ao público dia 24 de Maio e encerra dia 15 de Junho. O país convidado é Cabo Verde. A presença da cultura Cabo Verdiana vai revelar-se através de uma série de acções desenvolvidas em conjunto com o Ministério da Cultura de Cabo Verde através do Instituto Nacional da Biblioteca e do livro e da Embaixada Cabo Verde. Um dos pontos altos desta iniciativa será a presença do Ministro da Cultura de Cabo Verde no dia da inauguração oficial da Feira do Livro.


Este ano A Feira do Livro de Lisboa conta com a presença de 132 participantes com 203 pavilhões, dos quais 11 são pavilhões dedicados ao livro infantil.

O ano passado este número foi de 117 participantes para 189 pavilhões
A organização do espaço é igual à dos anos anteriores.Além dos corredores com os stands das editoras existem mais dois espaços de apoio à realização de eventos: o auditório e a sala de conferências. Como é habitual, à entrada da Feira estará disponível o pavilhão da APEL, onde será prestada todas as informações aos visitantes e onde será possível aceder à base de dados da Associação.


O Site da Feira do Livro de Lisboa, http://www.feiradolivrodelisboa.pt/, estará mais uma vez a funcionar com actualizações diárias e zona de acesso à imprensa onde serão colocados comunicados sempre que se revelar necessário.


Como pontos altos da programação destacam todos os eventos dedicados a Cabo verde, que vão trazer à feira uma excelente representação da cultura daquele país, com debates, música e gastronomia.

O Sal na Língua e nos Tachos

João Carlos Silva viaja por países da CPLP num programa em que se dá enfâse às afinidades culinárias e culturais.
O título remete para um poema de Eugénio de Andrade. O Sal da Língua - o novo programa de culinária com o cunho do inigualável João Carlos Silva - prestará homenagem à gastronomia rica e variada dos países de língua oficial portuguesa.

A partir de 29 de Maio e, numa primeira etapa, ao longo de treze edições, o autor e rosto do popular Na Roça com os Tachos registou testemunhos e reflexões de personalidades dos mais distintos sectores das artes e cultura da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
Gravado em Angola, Cabo Verde, Brasil, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Timor-Leste e também Portugal, o programa propõe uma viagem através do paladar por esse imaginário de expressão portuguesa, onde o desafio passa por dar enfoque às suas saborosas diferenças mas também às suas deliciosas afinidades.

Vera Valadas Ferreira - Destak

25 de Maio - Dia da África

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Dia da África celebra luta pela Independência
No dia 25 de maio de 1963, 32 chefes de estado africanos se reuniam contra a colonização e subordinação a que todo um continente repetidamente foi submetido durante séculos .
Colonialismo, neocolonialismo, "partilha de África".
Os termos mudaram ao longo do tempo, mas os africanos viam suas riquezas naturais e humanos sendo roubados por povos que se consideravam superiores. Na reunião de 1963, em adis abeba, capital da Etiópa, esses líderes criaram a OUA (organização da unidade africana), hoje a união africana. Dada a importância daquele momento, o 25 de maio foi instituido pela a ONU (organização das nações unidas), em 1972, dia da libertação da África, e diversos eventos serão realizados esta semana para marcar a data.

Cinema na Malaposta

segunda-feira, 19 de maio de 2008

O Arquitecto e a Cidade Velha


Realização: Catarina Alves Costa
Fotografia: João Ribeiro e Catarina Alves Costa
Som : Oliver Blanc
montagem: Dominique Paris e Pedro Duarte
Musica : Tito Paris
Produção : Laranja Azul

Um arquitecto, Álvaro siza, e a sua equipa, são chamadas a coordenar o projecto de recuperação da Cidade Velha, na ilha de Santiago, em Cabo Verde. O objectivo final é a candidatura desta Cidade a Património da UNESCO. A Cidade velha é um local histórico: anteriormente chamada Ribeira Grande, foi a primeira cidade fundada pelos Portugueses em C.Verde (1462).
todo este processo suscita na população local grandes expectativas quando à melhoria das suas condições de vida. Este filme conta a história do encontro entre estes dois mundos, o do arquitecto e o da população, acompanhando ao longo de três anos algumas das histórias que aconteceram...

Ilha dos Escravos

sábado, 17 de maio de 2008

UMA QUESTÃO DE RAÇA

Escravatura, conspiração politico-militar e um amor secreto e impossivel compõem o melodrama A "ilha dos escravos", a segunda longa-metragem de Francisco Manso (o primeiro do realizador foi o premiado O testamento do Sr. Napumoceno). A adaptação livre de António Torrado do romance "O Escravo" escrito por José de Almeida em 1856, é interpretado por um elenco de luxo que reúne nomes Português e Brasileiros. (que vergonha! num país de grandes artistas, coube aos caboverdeanos fazer de figuração!) A história passa-se na Ilha de Santiago, em cabo Verde, e narra o ponto de vista dos escravos usados pelos os oficiais da metrópole para reconduzir D.Miguel ao trono, depois da derrota dos miguelistas nas lutas liberais em 1828.

Charlie Chaplin

quarta-feira, 14 de maio de 2008


"Teve espectadores do que alguma vez tiveram Èsquilo, Shakespeare, Molière, Racine, Claudel ou Brechet. Antes da multiplicação das televisões, charlot era uma das primeiras pessoas que uma criança deste século conhecia, logo a seguir aos pais".
Jean-claude biette - "Cahiers du Cinéma"
"Hoje em dia, diz-se Chaplin tal como se diz Da Vinci ou, antes, Charlot da mesma forma que se diz Leonardo".
-Luc Godard
"Chaplin é sinónimo de "cinema" e Charlie - através da sua personagem-fétiche, Charlot - faz parte do património da Humanidade".
Jerône Larcher
"Charlie Chaplin é o mestre dos mestres".
David Shiner "Mestre" -cirque do Soleil


O Clown

terça-feira, 13 de maio de 2008



"É bem conhecida a facilidade com que os palhaços se fazem entender pelo público, e pena é que eles não saibam mais coisas para no-las dizerem daquela maneira tão agradável. Se eles soubessem tanto como os sábios. Nós todos passariamos a ser sábios por termos aprendido como os palhaços . Mas infelizmente os sábios não sabem dizer o que sabem, e os palhaços sabem, mas não sabem nada".

Almada negreiros

Vamar Sando

quarta-feira, 7 de maio de 2008


Desde o dia 3 de maio este jovem musico caboverdeano que se formou em frança que segue as pizadas do pai Vasco Martins na musica encontra-se de passagem por lisboa seguindo depois para à belgica aonde pretende proseguir a sua vida profissional na musica.


Este amante do jazz diz-se cansado das tocatinas nas noites caboverdeanas em Cabo Verde.

Neu Lopes "O Génio"

domingo, 4 de maio de 2008



Os Palhaços Reis deslocaram-se a S.Vicente no intuito de participar no Festival de Teatro o Mindelact/02.

Quando chegamos ao Centro Cultural do Mindelo, vi pela primeira vez um cartaz da dupla os "Palhaços Reis" tão linda e bem trabalhada! Perguntei a um amigo: quem o fez? Indicou-me um jovem sentado numa cadeira descontraido e com simpatia comfirmou-me que o design era realmente dele. No Natal do mesmo ano fomos convidados a ir animar o natal da empresa ASA e ao chegar lá reencontrei e lembro-me que disse-me: eu é que propus à direcção a vossa vinda!

Até finais do ano de 2003 cruzava com ele e só sabia que era o designer do Mindelact e que tinha uma paixão pelo o teatro.

Abril/2008 - estando de ferias em C.Verde resolvi ir conhecê-lo. Meus senhores e minhas senhoras este homem é: actor, encenador, dramaturgo, faz criação de musicais, produção, promoção...um génio! Digno de um prémio de merito!