Associação Sócio - Desportiva e Cultural "AFRUNIDO"

quinta-feira, 26 de junho de 2008


AFRUNIDO COM NOVOS ÓRGÃOS ASSOCIATIVOS

No dia 5 de Julho, pelas 17 horas, no auditório dos Bombeiros Voluntários de Agualva-Cacém, vão tomar posse os novos órgãos associativos da AFRUNIDO.

Os órgãos da associação são compostos por imigrantes oriundos de Angola, Cabo Verde, Guiné-bissau, Moçambique, S. Tomé e Príncipe e, ainda, descendentes de imigrantes e portugueses. Estamos a referir a um conjunto de pessoas com experiências ao nível do associativismo capaz de fomentar uma nova dinâmica no seio da Associação.

Vão estar presentes no acto representantes do poder Local (Câmara Municipal de Sintra e as respectivas Juntas de Freguesias da Cidade de Agualva-Cacém), Embaixadas dos PALOP, Associações que trabalham com Imigrantes, Programa K´Cidade e outras Instituições Privadas de Solidariedade Social.
Além das formalidades que o acto impõe, haverá animação cultural com muita música, dança e o, inevitável, porto de honra acompanhado de um lanche.

Por volta das 20:30H será servido um jantar/convívio ao som da boa música tradicional cabo-verdiano, no restaurante dos Bombeiros.

É de salientar que a AFRUNIDO é uma Associação de Imigrantes, fundada no dia 3 de Novembro de 2002 e constituída no dia 23 de Abril de 2003, está sediada na Freguesia de Agualva, Concelho de Sintra. Tem actualmente cerca de duas centenas de associados e tem por missão:
§ Promover o bem-estar social dos imigrantes e seus descendentes através do apoio à integração na sociedade de acolhimento a nível educacional, laboral, habitacional, legal e social, mantendo viva a ligação com a terra natal.

Os seus objectivos são os seguintes:
No domínio social:

· Desenvolver uma acção contínua de combate à exclusão social e de prevenção da delinquência juvenil;
· Apoiar os associados na sua legalização e protecção legal no trabalho, família e saúde
· Identificar oportunidades e intermediar o acesso a apoios que possam potenciar a empregabilidade e o empreendedorismo dos associados

No domínio desportivo
· Disponibilizar formação e prática desportiva para os associados
· Estabelecer parceria com entidades desportiva para realização de actividades conjuntas

No domínio cultural
· Promover acções culturais com os jovens para a sua integração na sociedade portuguesa ao mesmo tempo que se reforçam as relações com as tradições dos seus países de origem
· Criar e animar espaços de informação e debate sobre as realidades política, social e económica dos países de origem.
Fonte: António Sousa (Afrunido)