WORKSHOP´S - Associação Caboverdeana

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Esta Aberto inscrições para Workshop´s de iniciação teatral, Expressão Corporal e Dramática na Associação Caboverdeana na Rua Duque de Palmela nº2 - 8º andar - Lisboa, junto ao Marquês do Pombal.

ÀPARTIR DO MÊS DE AGOSTO DE 2008

A Associação lançou-me este desafio de dirigir estes workshop´s no sentido de organizar no futuro um casting para formar um grupo de teatro com intuito de trabalhar algumas vertentes da cultural cabo-verdiana e dá-lo a conhecer junto das comunidades imigradas e não só.


TEATRO E EXPRESSÃO DRAMÁTICA

A Expressão Dramática é fundamental em todos os estádios da educação. Considero-a mesmo como uma das melhores actividades, pois que consegue compreender e coordenar todas as outras formas de Educação pela Arte.

Partindo-se do ponto de vista que a Educação pela Arte é o método fundamental da educação do futuro, poder-se-á compreender o alto significado da Expressão Dramática.

HERBERT READ

O PORQUÊ DA EXPRESSÃO DRAMÁTICA?

Acredito que a pedagogia da expressão pode facilitar a construção de múltiplas pontes entre a arte e o ensino, possibilitando assim o desabrochar das crianças e dos jovens.

A expressão dramática, enquanto prática pedagógica do teatro, pode-se tornar um excelente pólo de desenvolvimento, através de uma aprendizagem global, obviamente em vários níveis, como: cognitivo, sensorial, motor, afectivo e estético.

À DESENVOLVER:

· Conhecimento do meio circundante.
· Conhecimento do outro.
· Processo de Aprendizagem.
· O Campo de Expressão.
· A Imaginação e a Criatividade.
· A Sensibilização.
· Confiança em Si.
· Descoberta do Corpo.
· Domínio do Corpo.
· Domínio do Corpo e da Voz.
· Análise Cultural.

A Mímica.
A Imitação.
A Expressão Oral.
Movimento Corporal.
A Expressão Musical.
Dramatização.

· Formas de Andar.
· Andar Imaginando.
· A Dois ou em Grupo.
· Estátuas.
· Sensações Sonorizações.
· Verbos.
· Jogos Sonoros.
· Respiração Imitando.
· Respiração/Leitura/Movimento.
· O Relaxamento.
· Projecção da Voz.
· Acções.
· Encarnação de personagens.
· Marchas.Equilíbrio e Desequilíbrio

IMPROVISAÇÕES E O PROCESSO CRIATIVO

· Expressão com as Mãos.
· Imaginar e demonstrar.
· Através das mãos.
· Expressão facial.
· Imaginar e Expressar.
· Temas para Improvisações (ex: vivências sociais).
· Dramatização.
· Dramatizações de Histórias.
· Jogos Dramáticas baseados em Histórias.
· Manipulações Diversas.
· Adaptação de Histórias: contos…
· Fábulas.
· Expressão Oral.
· Jogos Dramáticos.
· Adaptações de Personagens.
· Dois ou em grupos.

MONTAGEM DUMA PEÇA TEATRAL

·
O Actor.
· O Texto Dramático.
· A Interpretação do Texto.
· O Corpo Expressivo.
· A Voz.
· A fala do teatro – técnica de Interpretação.
· A Criação da Personagem.
· A construção Cénica do Espectáculo.
· O Encenador: A) a distribuição. B) a marcação.
· O Espectáculo.
· O Publico.

Palco da Vida: Espero por si !