Foto da Semana

segunda-feira, 30 de junho de 2008

Ribeira do Calhau - S.vicente Cabo verde
A dez anos atrás quase não se via a casa, toda ela era coberta de àrvores e vegetações.
Havia muita água para as plantas e animais, programava-se os fins de semanas para passear, brincar com os animais e comer hortaliçãs frescas. Regressei este ano...Caros visitantes, uma verdadeira consequência da desertificação.

O que pensam?

Mindelo - Terra de Amor...

domingo, 29 de junho de 2008

Que Saudades tenho do Mindelo quando vejo este video ...

videoPorque não, partilha-lo com os meus visitantes!

Mayra Andrade no Cool Jazz Fest

sábado, 28 de junho de 2008

A grande voz das ilhas de Cabo Verde, Prémio BBC Radio World Music`08, Novos Talentos.

Dia 11 de julho

Saiba mais em: www.cooljazzfest.com

Associação Sócio - Desportiva e Cultural "AFRUNIDO"

quinta-feira, 26 de junho de 2008


AFRUNIDO COM NOVOS ÓRGÃOS ASSOCIATIVOS

No dia 5 de Julho, pelas 17 horas, no auditório dos Bombeiros Voluntários de Agualva-Cacém, vão tomar posse os novos órgãos associativos da AFRUNIDO.

Os órgãos da associação são compostos por imigrantes oriundos de Angola, Cabo Verde, Guiné-bissau, Moçambique, S. Tomé e Príncipe e, ainda, descendentes de imigrantes e portugueses. Estamos a referir a um conjunto de pessoas com experiências ao nível do associativismo capaz de fomentar uma nova dinâmica no seio da Associação.

Vão estar presentes no acto representantes do poder Local (Câmara Municipal de Sintra e as respectivas Juntas de Freguesias da Cidade de Agualva-Cacém), Embaixadas dos PALOP, Associações que trabalham com Imigrantes, Programa K´Cidade e outras Instituições Privadas de Solidariedade Social.
Além das formalidades que o acto impõe, haverá animação cultural com muita música, dança e o, inevitável, porto de honra acompanhado de um lanche.

Por volta das 20:30H será servido um jantar/convívio ao som da boa música tradicional cabo-verdiano, no restaurante dos Bombeiros.

É de salientar que a AFRUNIDO é uma Associação de Imigrantes, fundada no dia 3 de Novembro de 2002 e constituída no dia 23 de Abril de 2003, está sediada na Freguesia de Agualva, Concelho de Sintra. Tem actualmente cerca de duas centenas de associados e tem por missão:
§ Promover o bem-estar social dos imigrantes e seus descendentes através do apoio à integração na sociedade de acolhimento a nível educacional, laboral, habitacional, legal e social, mantendo viva a ligação com a terra natal.

Os seus objectivos são os seguintes:
No domínio social:

· Desenvolver uma acção contínua de combate à exclusão social e de prevenção da delinquência juvenil;
· Apoiar os associados na sua legalização e protecção legal no trabalho, família e saúde
· Identificar oportunidades e intermediar o acesso a apoios que possam potenciar a empregabilidade e o empreendedorismo dos associados

No domínio desportivo
· Disponibilizar formação e prática desportiva para os associados
· Estabelecer parceria com entidades desportiva para realização de actividades conjuntas

No domínio cultural
· Promover acções culturais com os jovens para a sua integração na sociedade portuguesa ao mesmo tempo que se reforçam as relações com as tradições dos seus países de origem
· Criar e animar espaços de informação e debate sobre as realidades política, social e económica dos países de origem.
Fonte: António Sousa (Afrunido)

Expo Zaragoza 2008 - Pavilhão de Cabo Verde

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Sobe o Tema "a àgua e o desenvolvimento sustentável" esta é uma pequena parte do Pavilhão de Cabo Verde na Expo Saragoza 2008 - Espanha
A Exposição Internacional Expo Zaragoza 2008 decorre entre os dias 14 de Junho e 14 de Setembro, subordinada ao tema “Água e Desenvolvimento Sustentável”

A Organização reúne 100 países participantes, para além de diversas organizações não governamentais, instituições nacionais, internacionais e empresas diversas. Prevê-se que atraíra mais de seis milhões de visitantes ao longo das 13 semanas do Evento.

O tema central da Expo Zaragoza 2008, a água como elemento imprescindível para a vida, tem como objectivo e finalidade um dos maiores desafios do século XXI: a participação activa do homem no compromisso ético da sustentabilidade.

O uso sustentável da água é um dos maiores desafios globais da humanidade. Um desafio que nos obriga a reconsiderar a nossa relação com o meio e a elaborar novas estratégias no uso dos recursos, que evitem o seu esgotamento e a degradação dos sistemas ambientais que mantêm a vida no Planeta

O Tema central divide-se, por sua vez em quatro sub-temas:
Água, recurso único;
Agua para a Vida;
Paisagens da Água;
Água, elemento de ligação entre povos.


A Expo Zaragoza 2008 quer ser uma experiência inesquecível para os seus visitantes, criando um novo tipo de exposição temática aberta a todas as culturas, a todos os pontos de vista, onde cada um dos participantes conta com um forte protagonismo na hora de reflectir, partilhar experiências e trazer soluções imaginativas em volta do tema global da exposição.

Formação com Marcantónio Del-Carlo na Malaposta



"TÉCNICA DO ACTOR PERANTE UMA CÃMARA DE TELEVISÃO OU CINEMA"

"EXPRESSÃO DRAMÁTICA VERTENTE VOZ E RELAÇÃO PROFISSIONAL"

DE 1 A 15 DE JULHO na malaposta

19 às 21hs

Palco da Vida: Inscreve-te já! Porque eu vou!

foto da Semana

terça-feira, 24 de junho de 2008

Uma Paisagem de S.Vicente - Cabo Verde

CONTOS EM VIAGENS - "CABO VERDE" em cena no Teatro Meridional

sábado, 21 de junho de 2008

25 de junho a 3 de Agosto 2008
Quarta a Domingo às 22:00

DEPOIS DO SUCESSO EM 2007, CONTOS EM VIAGENS - CABO VERDE VOLTA AO PALCO.

Contos em viagens - cabo Verde como objectivo artistico é exemplar - joão Carneiro, in expresso (24.11.07).

Sem dúvida este é um espectacúlo abençoado - Rita Martins, in publico (19.11.07).

Durante uma hora, apenas, reencontramos o prazer de parar e de escutar, reencontramos a profunda simplicidade das coisas - Ana Maria Ribeiro, in Correio da Manhã (11.11.07).

Fonte: Teatro Meridional

Mindelo - Terra quente... (Revista Rotas&Destinos)

Cidade quente, Cidade da Morna, da Musica e das artes.
Um microcosmos que só poderia existir em Cabo Verde, mas que faria sentido em qualquer parte do mundo. Uma país sem musica é como um corpo sem sangue. Naõ têm vida. Seguinte este ãngulo de abordagem não é preciso ser um médico especializado ou um melómano inveterado para nos apercebermos de que Cabo Verde emana saúde. O coração: a cidade do Mindelo, na ilha de S.Vicente.
Ao Mindelo não se vem pela a praia. Vem-se pela a vida, Depois é que se vai ao mar. Mas o oceano está sempre presente, tal como a baia do Porto Grande por muitos considerada uma das mais bonitas de África.

Este artigo da Revista fala ainda do Mindelact: A festa do Teatro - O Mindelact é a prova de como um país pequeno pode fazer grandes eventos.
nada menos do que um festival de teatro criado em 1995 que é considerado por muitos como o mais importante do continente africano e que traz até à cidade compainhas de todo o mundo.
"E as viagens é que são muito caras, caso contrário muito mais compainhas viriam", diz João Branco director do festival, director artistico do Instituto camões, encenador e director artistico do GTCCPM e outras.

Fonte: http://www.rotasedestinos.pt/ edição do mês de julho.

André Gago dá Voz e Corpo a Gazela


Uma das vozes mais bonitas (sem contar com a do actor Rui Morrison) da televisão portuguesa, sobretudo publicidade, acaba de revelar o seu dono, o actor André Gago. O fundador e director da Compainha de Teatro Instável é o protagonista do novo anúncio do Vinho Gazela.
Escolhido para "reforcar a notoriedade da marca e simultaneamente credibilizar a mensagem junto do seu publico - alvo" .
O Actor de 44 anos além do teatro, o actor participou recentemente no Conta-me como Foi, na RTP1.
Palco da Vida: Parabéns André!

Dany Silva lança "Caminho Longi"

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Dany Silva
caminho longi
23.06 segunda-feira: 18:30 fnac chiado
24:06 Terça-feira : Centro Comércial do Colombo
Dany Silva esta de volta, com o novo albúm de originais caminho longi, produzido pelo o conceituado Barry Marshall.Inclui 10 temas inéditas de raiz Cabo-verdeana, tais como mornas e coladeras, por ele arranjados ao estilo a que sempre nos habitou. De destacar influências dos mais variados sons e ritmos das "musicas do mundo" tais como a salsa, o blues, o r&b, o semba e o boleiro angolanos,etc.

Célia Alturas

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Escola Superior de Dança,Curso Superior de Dança – Ramo de Espectáculo, Coreografia, Produção e Interpretação Curso de Aperfeiçoamento em Rádio CENJOR Formação Musical: 2º ano de Piano Clássico 3º ano de Educação Musical Canto. Ver o meu perfil completo

Colega no Espectáculo "LISBOA INVISÍVEL" foi estudar para Nova York, colega e amiga desejo-lhe sucessos nos estudos e na vida!
O palco da vida conta contar as tuas aventuras e sucessos.

Já não há Bilhetes para o Concerto da Madonna

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Está esgotado o concerto da cantora norte-americana Madonna em Portugal, a 14 de Setembro, no Parque da Bela Vista em Lisboa, anunciou hoje a promotora.


Segundo a Everything is New, os 75 mil bilhetes disponíveis para o concerto foram vendidos em apenas seis dias a um preço único de 60 euros, isto apesar do recinto ter capacidade para cerca de 90 mil pessoas.
Ainda assim, a promotora garantiu Lusa que não está prevista a venda de mais bilhetes para aquela que será a terceira actuação de Madonna em Portugal, mas a primeira ao ar livre.
O concerto de Setembro faz parte da sua nova digressão, intitulada "Sticky and Sweet", assente nas canções do álbum "Hard Candy", disco de ouro em Portugal (10.000 unidades).

Cancelada Exposição do Hermitage no Porto

O ministro da Cultura, José António Pinto Ribeiro, anunciou hoje que este ano não haverá qualquer exposição do Museu Hermitage no Museu Soares dos Reis, no Porto, como estava previsto num protocolo de intenções assinado em 2006.
No final de uma audiência parlamentar da Comissão de Ética, Sociedade e Cultura, o ministro explicou à agência Lusa que foi por decisão do Museu Hermitage que se cancelou a exposição que estaria prevista para inaugurar este ano no Museu Soares dos Reis.
Esta exposição no Porto seria a segunda do Museu Hermitage em Portugal, depois de uma mostra com obras daquele museu russo em Lisboa, realizada entre Outubro de 2007 e Fevereiro passado, no âmbito de um protocolo firmado entre o Hermitage e o Instituto dos Museus e Conservação, quando Isabel Pires de Lima ocupava a pasta da Cultura.
Esse mesmo protocolo previa uma terceira exposição em 2009 e a possibilidade da criação de um pólo do Hermitage em Portugal em 2010.
Segundo disse Pinto Ribeiro à Lusa, a hipótese de uma exposição em 2009 está ainda em aberto:
«Há um protocolo de intenções e nos verificamos se esse protocolo é susceptível de ser cumprido ou não.
Fonte: Agência Lusa

A Exposição de Fotografia do Ar´co 07/08

- Finalistas do curso regular de fotografia do Ar.co 07'08 -

A exposição dos "Finalistas do curso regular de fotografia do Ar.co " realiza-se, como todos os anos, no Centro de Arte & Comunicação Visual - ar.co, sob a forma de divulgar o projecto final de cada aluno.INAUGURAÇÃO DIA 9 DE JULHO, 19H De 9 a 21 de JulhoAR.CO - Centro de Arte & Comunicação VisualRua de Santiago, 18, Lisboa(Frente ao Santiago de Alquimista)Horário: 2ª a 6ª feira das 09h30 às 21h30http://www.arco.pt/


Fonte: Miguel Godinho (Participante)

Hoje é: Dia da Desertificação

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Hoje é o Dia Mundial do Combate à Desertificação. Mas... O que é desertificação?! É muito simples... A desertificação é um fenómeno que consiste na transformação de áreas em desertos. Como sabemos, o aquecimento global está a acontecer, e assim com a subida excessiva da temperatura provoca a evaporação da água, que depois vai matar as plantas, que depois vai transformar o solo em arenoso, típico dos desertos onde unicamente poderão sobreviver algumas plantas rasteiras e arbustos. Assim forma-se um deserto que ainda faz com que se extinguem muitos tipos de fauna e flora característicos daquele sítio. O que provoca principalmente a desertificação: o Homem. Estudos evidenciam que em 2100 (já não estaremos cá, mas os nossos filhos e netos, sim...), um terço da terra estará coberto por desertos, incluindo o Alentejo e o Algarve. O que é mesmo preocupante...

Hoje é: Dia da Criança Africana

domingo, 15 de junho de 2008


"Numa data escolhida pelas trágicas lembranças que o dia 16 de Junho de 1976 traz ao Mundo, é celebrado hoje o Dia da Criança Africana. Numa tentativa de honrar a memória das crianças e estudantes que, naquele dia, perderam a vida numa marcha de protesto na África do Sul, a Organização de Unidade Africana (OUA) quer igualmente chamar a atenção da comunidade internacional para a situação das crianças neste continente. Os órfãos de África: a nossa responsabilidade colectiva é o tema que, este ano, pretende lembrar o número catastrófico de crianças órfãs que perderam os seus pais graças ao HIV-Sida. Os dados não enganam: só na Nigéria, existem cerca de 1,8 milhões de "órfãos da sida", numa população total de 130 milhões de pessoas. Segundo declarações de fonte da Unicef à AFP, as medidas tomadas pelo Governo nigeriano são insuficientes - "as respostas a estes problemas são deixadas para as comunidades resolverem"...

16 de Junho: Dia da Criança Africana

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Dia da Criança Africana
16 de junho é dia da Criança Africana... Preferia é que me dissessem que é mais um dos muitos belos 365 dias que TODAS as crianças africanas gozam. Senhores políticos, militares e afins... podemos sonhar que assim irá um dia acontecer????

Menino Africano, não deixes nunca de sonhar com o Amor, a amizade, a confiança, um futuro risonho e, sobretudo, com a VIDA.

A todos um bom dia!

"Biografia dum Criôl" as primeiras imagens!

terça-feira, 10 de junho de 2008

Esta peça do Grupo Sarron.com que homenageia Manuel D´novas

A peça "Biografia dum Criôl" foi um sucesso de público e teve um eco muito interessante na imprensa, quer escrita, quer falada, quer aquela que circula na Internet.

sarron.com Companhia de Teatro
Fundada a 11 de Novembro de 2005. Constituída por elementos saídos de diferentes Cursos de Iniciação Teatral do CCP-IC, está em plena actividade, já com 4 poduções Teatrais.

sarronpontocom@yahoo.com.br

Malangatana - Vivências

domingo, 8 de junho de 2008

Exposição na Galeria de Valbom até 30/06/08
Av. Conde Valbom nº89-A
Lisoba
Sem titulo-acrílico s/tela 130.89cm. 1999
Vivências traduz-se num conjunto de acrílicos sobre tela, organizados por séries quase
monocromáticas, dominadas por verde, vermelho e azul, de um surrealismo involuntário, directo e mágico, aproximando-se por vezes dos primitivos catalães e das aparições macabras dos visionários holandeses.
fonte: Galeria Valbom

O Doido e a Morte do GTCCPM "Cabo Verde"

sábado, 7 de junho de 2008

Grupo de Teatro do Centro Cultural Português do Mindelo
Representa C.Verde no Brasil
Um poderoso desmascarado e um louco que desmascara, algo nos estranha nesta premissa e mostra a relatividade do homem, a relatividade das relações sociais e humanas. E é também de relativismo que nos fala, dum relativismo constrangedor, caótico, e desconfortável para quem procura um «assento confortável». È o relativismo do poder social, o relativismo do poder criativo, o relativismo do poder familiar, o relativismo do tempo.
Falamos concerteza da peça O Doido e a Morte, do português Raul Brandão, com encenação de João Branco.
Esta peça têm sido um sucesso em Cabo Verde, Portugal, Angola e agora espero no Brasil.

Palco da Vida:
Muita Merda colegas lá pelas terras de Vera Cruz!

Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal

"Indiana Jones entra para a liderança dos mais visto"
Encontrando-se na frente das tabelas de filmes mais vistos em Portugal.
Palco da vida:
Já vi e recomenda-se!

Rock in Rio: três dias já estão faltam dois

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Com mais de 90 mil pessoas no 1.º dia, de 74 mil no 2.º e de 45 mil no 3.º, organização e media partners celebram já a vitória de uma aposta de alguma coragem que incidiu sobre Lisboa e que, de ano para ano, arrasta mais multidões.

Titina - Lanca "Cruel Destino"

terça-feira, 3 de junho de 2008

«Cada música que me tiram é um dedo da mão que me partem»
Começou a cantar aos 6 anos, no colo do ancestral Bleza, num bairro do Mindelo, vai para mais de «50 anos de música». Hoje mora em Setúbal, os filhos, por quem abdicou das mornas, «estão criados» e Titina retomou o seu curso: «cantar os grandes poetas e compositores da minha terra». Ao lado de Cesária Évora, é uma das maiores lendas vivas da música de Cabo Verde.
Palco da Vida :
Cruel Destino confirma a sua preferência pelos compositores mais tradicionais?
Sim. E em Cruel Destino todos estão representados porque são fontes inesgotáveis de composições. Já vou com 50 anos de música e dediquei toda a minha vida aos compositores da minha preferência: Bleza, o meu mestre, Frank Cavaquinho, Jota Monte, Gen Tavares, Lela de Maninha.

Foto da Semana

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Top Model
Elle Macpherson, Naomi Campbell e Claudia Shiffer.
A MULHERES LINDAS E FANTÁSTICAS! NÃO HÁ?

Recital de Poesia

78º Feira do Livro de Lisboa

Xan, Lalacho, Vera Cruz, João Rosário, Celina Pereira, Mito. Cordenação de José Cunha