O que têm Gil Vicente e Peter Brook em comum?

domingo, 30 de novembro de 2008

Gil Vicente - O Pai do Teatro Português







Peter Brook - Autor do Classico "Espaço Vazio"

A partir do monólogo do Vaqueiro de Gil Vicente o encenador Jozé Sabugo adaptou e criou “Não Faroeste – O Último Vaqueiro”.

Num cenário nu, sem referência explicitas. É o actor (Adriano Reis), usando a excelência do gesto, do olhar, e sentido o que as palavras designam, que criam o cenário. Mas devem parecer naturais.

O espaço vazio é um espaço psicologicamente concentrado, recaindo a atenção do público no desempenho e intenções explícitas (acções determinadas) ou implícitas (secretas ânsias e vinganças) da personagem.

É também, por outro lado, um espaço aberto, intemporal, não datado, onde todo pode acontecer…

Jozé Sabugo, baseou-se na eclética de Peter Brook. Admitindo qualquer espaço ou instalações, para a realização deste espectáculo teatral.

Citando ainda Brook, o importante é a criação do momento presente, a comunicação autêntica entre o actor e o público.

Uma das dimensões considerado pelo encenador, é o desempenho do actor, não apenas ao nível da técnica de representação (viver a personagem como certeza, mas também como eterna possibilidade) mas também ao nível de meditação interior (predisposição do actor em assumir o vazio) é encarar na sua actuação o vazio interior, o medo do vazio com profissionalismo.

Palco da Vida: Sendo um texto adaptado a partir do tão aclamado Pai do teatro Português, o mestre Gil Vicente, encenação baseado no clássico “espaço vazio” de Peter Brook, meus Senhores e minhas Senhoras: Isto é um sonho que está sendo vivido intensamente!

Miguel Godinho expõe "NATURE" na K Galeria‏

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

PRESS RELEASE-EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA NATURE DE M.GODINHO NA KGALERIA
Palco da Vida: Visita a Galeria de 27 a 20 de Dez/o8 e dão um abraço a este meu grande amigo. Fazemos um Part-time juntos é um colega que admiro muito por ser muito determinado com os seus objectivos programados.

HISTÓRICO DA ASSOC. TEATRAL MISCELÂNEA

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Por iniciativa da Câmara Municipal de Amadora, e durante a XXVIII Feira do Livro, foi apresentado o livro AS AVENTURAS DE NHU LOBO do dramaturgo e dramaturgista Armindo Martins Tavares.Estando o acto já consumado, restando apenas o arrumar do espaço, o agradecer e despedir-se dos presentes, eis que se dirigiu ao autor, em passos suaves e numa voz calma, um jovem que se identificou como actor, e de nome Gaspar João. Comprou um livro e ofereceu-se para trabalhar a peça caso venha a ser encenada.O actor levou o contacto do autor e a instrução para lhe ligar na 4ª feira seguinte. Pois, tudo tinha acontecido num domingo, à tardinha, no Parque Delfim Guimarães.O actor que é um confesso viciado em ver filmes na televisão, nessa noite não conseguiu evitar fugir à regra, por causa das fascinantes estórias estampadas no livro.Na quarta-feira combinada, o actor e o autor encontraram-se em casa deste último. Toda a conversa se centrava à volta de um projecto para a elevação de As Aventuras de Nhu Lobo aos palcos e, quiçá, a uma próxima edição em suporte DVD. No domingo seguinte, um grupo de actores, todos profissionais e todos negros: Ângelo Torres, Daniel Martinho, Adorado Mara, Josefina Massango, Adriano Reis, Gaspar João, Ery Costa, Domingos Gamboa, Félix Fontoura, e etc. Reuniu-se no Parque Aventura na Amadora para se inteirar do projecto. Daí surgiu a ideia de criação de uma Associação, com vista a trabalhar a peça As Aventuras de Nhu Lobo, dando. Assim, maior visibilidade e projecção aos actores africanos.Já no domingo a seguir teve a participação do “pivot” cabo-verdiano do teatro o Médico Cirurgião, poeta e dramaturgo Dr. Francisco Fragoso que se prontificou em encenar a peça ao grupo. Não obstante a ausência nessa reunião da Professora Doutora Eugénia Vasques, professora da Escola Superior de Teatro e Cinema e do Professor Alexandre Conceição, ambos confirmaram a intenção de serem sócios da Associação.E a Associação nasceu e tomou o nome de Associação de Teatro Miscelânea, em 05 de Outubro de 2008.
Dia 22 de Outubro foi recebido pelo Senhor Vereador da Cultura da Câmara Municipal da Amadora e dia 28 pelo Senhor Embaixador de Cabo Verde em Lisboa.
Fonte: Gaspar João

Tito Paris: Jantar - Concerto de Solidariedade

Tito Paris e Amigos por uma Escola Feliz em Cabo Verde
No próximo dia 27/11, quinta-feira, pelas 20h terá lugar um JANTAR-CONCERTO DE SOLIDARIEDADE na Casa da Morna, em Alcântara, onde TITO PARIS e seus AMIGOS cantarão em prol da melhoria das condições de ensino na Ilha de Santiago. Os fundos angariados serão canalizados para este projecto da CIC-Portugal, denominado "Escola Feliz", existente desde 2006. Se não puder fazer as ESCOLAS de Cabo Verde mais FELIZES, ajude-nos a divulgar este evento!

Associação teatral Miscelânia

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Vai apresentar "O VIRTUALISMO INSENSATO", de Armindo Martins Tavares um Dramaturgo Cabo-Verdiano, com os seguintes elementos:
Encenação: Armindo Tavares
Actores: Ery Costa, Gaspar João e Adriano Reis (actor alternado)
Figuração: Adilsn Campos, Geovani Lourenço e Margarida Pielgata na Figuração especial

A Estreia será na Escola Superior de Teatro e Cinema da Amadora, no Dia 27/11, onde decorrerá também o lançamento do Livro "As Aventuras de Nhu Lobo" do mesmo Autor.

Dia 29/11, na Universidade em Lisboa local a definir Dia 30/11, em Outorela, fraguesia de Carnaxide conselho de Oeiras, no Pavilhão Central.

Dia 30/11, Elusivo a festa de "Nha Santa Catarina", Festa tradicional de Cabo Verde a pedido do embaixador Espectáculo e Reflexão sobre a cultura Africana,

no dia 4/12, as 15h00 na "Escola Secundaria Matias Aires, em Cacém" onde 70% dos alunos é de origem Africana Para mais Informações por favor contactar:Gaspar João 967125069, 917284638 gaspar.paizao@gmail.com ou gaspar21155@hotmail.com

Palco da Vida: MISCELÂNIA - Actores de diversos Nacionalidades.

Navalha na Carne no Teatro Amélia Rey Colaço - Algés

sábado, 8 de novembro de 2008

Neusa Sueli - Claudia Semedo
SINOPSE
Um sórdido quarto de hotel de 5ºclasse. Três vidas que se entrelaçam numa luta constante pelo poder fético do reino de ninguém.
Uma prostituta, um chulo, um homossexual.
Mulher mal amada, homem de pouca lei, bicha descarada.
Claudia Semedo, Diogo Mesquita e Tiago Fernandes oferecem-snos uma mistura de sensações e emções, de uma realidade sempre actual.

Uma peça de Plinio Marcos
Direcção Artística: António Terra
Produção: Companhia de Actores
fotografia: Paulo Carneiro.

Palco da Vida: A peça realmente é uma boa sugestão de fim de semana. Em cena até o dia 22 de novembro no auditório Municipal Amélia Rey Colaço em Algés.
E não deixam de ver a participação fantástica da minha colega e amiga Claudia Semedo.

Pregnant Woman Walking - Saúde Materna

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Pincas... etc,etc
Jaclina Malú, Alberto Martinho e João Vasco
Realização: Augusto de Faria
Produtor : João Vilela
Dir. Produção: Ricardo Estevão
Ch. Produção : Telma Alfredo
ass.Realização : Sérgio Matos
Actores:
Jaclina Malú - Rapariga Grávida
Alberto Martinho - Guarda
João Vasco - Guarda
Adriano Reis - Guarda

Produtora: KRYPTON - Rua da Junqueira - Lisboa