O Vaqueiro Africano no classico Português

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009



Gaspar João
Actor / Encenador
Licenciado em Economia
Critico de Teatro
Cronista do Jornal Angolense

Depois de ter estreado o “Lisboa Invisível” de Natália Luísa e Miguel Seabra no Teatro São Luís, seguindo para o Teatro Meridional, com um grande elenco do teatro africano em Portugal, ter sido um dos elencos secundário na novela “A Outra”, ter feito alguns spots publicitários, Adriano Reis, o actor Cabo-Verdiano, com um olhar para a história da arte portuguesa, longos anos de carreira na arte de representar está de volta com mais um magnifico trabalho:
O MONÓLOGO DO VAQUEIRO de Gil Vicente em 45 minutos.

Depois de ter sido estreado pelo autor a 7 de Junho de 1502, Gil Vicente, envergando um trajo de vaqueiro, representou para a Rainha D. Maria, mulher de D. Manuel I, o "Auto da Visitação" a propósito do nascimento do Príncipe D. João, futuro D. João III. O clássico português líder de grandes audiências está de volta com a versão dramatúrgica de Maria Almira Medina e Jozé Sabugo que esteve em cena na Sociedade União Sintrense - Vila Velha em Sintra e agora na Associação Cabo-Verdiana.

O actor vestido de Vaqueiro apesar de não estar acostumado as novas tácticas de encenação usadas pelo encenador Jozé Sabugo, diz estar a gostar de interpretar o novo Ultimo Vaqueiro e continuará faze-lo com alma.