Jazz nasceu em Cuba

segunda-feira, 13 de abril de 2009

...também. Nasceu em Cuba também. Reza a história que, na mesma altura em que nascia e crescia rapidamente o jazz norte-americano, o de Cuba também se esboçava. Reza a história que negros de Cuba e de New Orleans tinham uma profícua relação de intercâmbio musical. Reza ainda a história que terão havido proveitosos jam sessions promovidos por Cachao em New York, entre jazzers dos dois locais, no início do séc.XX. Não é fabuloso?!

Mais tarde, acabaram por criar um ramo inteirinho e próprio do jazz: o latin jazz. Cuba influenciou e influencia o jazz em toda a américa latina, américa do sul, incluindo Brasil, e em todo o mundo.

Para além disso, Cuba tem uma sólida formação em música clássica. Teve uma orquestra sinfónica desde os finais do séc.XIX. Cuba no mundo é uma superpotência na música. Este artigo aqui em Wikipedia é muito esclarecedor.

Jorge Reyes e banda foi, para mim, o topo de qualidade do festival. O maior agrupamento de estrelas a tocar ao mesmo tempo e todos em conjunto num som divinal.

Fonte: Cesar Schofield - www.bianda.blogspot.com