Miguel Godinho é Prémio fotografia Fnac/09

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

O FOTOGRAFO QUE TAMBÉM FAZ PARTE DO CARDÁPIO KULTURAL É A MAIS RECENTE VENCEDOR DO PRÉMIO NOVOS TALENTOS FNAC/09. PARABÉNS COLEGA E AMIGO!


HOMEM DE COSTAS
“Nature” é uma série de fotografias de Miguel Godinho (1984-), o mais recente vencedor do Prémio Novos Talentos Fnac, que inaugura no dia 22 de Janeiro uma exposição de fotografia, “Mimesis”, na Fnac do Colombo. Talvez uma das primeiras impressões que e”Nature” nos desperta é o remeter-nos para o universo de Magritte. O desconcerto das telas de Magritte partia do uso de elementos que contrastavam ou se excluíam, sempre representados por um realismo conciso. Como esquecer o célebre homem de costas que se contempla num espelho? Não é o seu rosto que se reflecte, mas a nuca. A combinação de detalhes absurdos rompe a visão do mundo aparentemente realista e transforma-a em ilusão. Em “Nature”, todas as personagens, se assim lhes podemos chamar, estão de costas e contemplam essa paisagem natural da qual se destacam. Mas também todas elas deixam margem para essa ilusão que pode existir na forma como nos relacionamos com o mundo. Homem versus natureza, uma relação explorada, aliás, na obra de Miguel Godinho, que nos mostra como o homem tem necessidade de interagir e delimitar o seu espaço a partir do espaço da natureza. A expor desde 2006, terminou o curso de fotografia no Ar.Co em 2008. Miguel Godinho tem estado presente em várias galerias, como na Kgaleria, em Lisboa, onde apresentou a exposição individual “Nature”, e em exposições colectivas nos Recreios da Amadora, no Centro de Arte & Comunicação Visual, em Lisboa, e na Galeria Casa do Pelourinho, em Óbidos.
Texto |Ricardo Paulouro
Fotografias de Miguel Godinho | Edição de Susana Paiva

AFRUNIDO & CARDÁPIO KULTURAL

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

A ASSOCIAÇÃO SÓCIO-DESPORTIVA E CULTURAL AFRUNIDO E O CARDÁPIO KULTURAL CRIAM UMA PARCERIA DE ANIMAÇÃO NAS CRECHES, ESCOLAS, ESPECTÁCULOS DE RUA E ANIMAÇÃO DIVERSAS.

O CARDÁPIO KULTURAL TÊM VINDO A ANIMAR DIVERSAS FESTAS NOMEADAMENTE: Aniversários, Jardins de infâncias, Escolas, festas Municipais e etc.

Com esta parceria, o Cardápio Kultural pretende tornar-se mais activo na diversas
ofertas Culturais que disponhe:

www.cardapiokultural.blogspot.com CONTACTA-NOS!

Noticias do Escritor Armindo Tavares

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

A Associação de Teatro Miscelânea vem desenvolvendo um projeto para uma edição em suporte DVD e formato bilingue – português e crioulo caboverdiano – dos dois livros do dramaturgo e dramaturgista Armindo Martins Tavares “As Aventuras de Nhu Lobo” e “As Aventuras de Nhu Lobo II Volume/Trabesuras di Nhu Lobu”.

Para o efeito, terminou no passado dia 20 de Dezembro, um curso do crioulo ministrado pelos professores Viriato de Barros e Armindo Tavares, na Escola Profissional Gustave Eiffel na Venda Nova - Amadora e, neste momento estão a decorrer os ensaios para as filmagens. A primeira sessão será no dia 20 de Janeiro na Escola do Pugilismo de Venda Nova, ministrada pelo nosso conterrânea e professor do boxe Bernardino Monteiro. Será uma cena de um concurso de boxe entre o nosso mítico Lindus Mélias e o nosso herói Tilobo.

A realização estará a cargo de Tusca Lima.

A próxima sessão será no Palácio Nacional de Sintra, das cenas que envolvem o Rei, a Princesa, D. Curiosa, Nhu Náxo e Tilobo.

Adriano Reis será o personagem principal de toda a estória ou, seja, o Tilobo. Ao lado dele e das suas aventuras estará o seu sobrinho “Xibinho” representado pelo Dário Martins. O estrela da arte cénica africana, o angolano Daniel Martinho, um dos atores que participou na novela Equador, será o Rei na peça. Ana Ina será a Princesa e futura Mulher do Lobo após ao enforcamento do Rei provocado pela magia da Varinha de Condão, propriedade do Lobo.

O cantor Tony D’Alda, autor do batuque “Nha Fidju Fémia Na Ragás” fará o papel de Nhu Náxo, o Curandeiro da casa real. Gisela Almeida será a D. Curiosa, Dério Martins, será o Macaco e o Rapazinho da festa, Mário filho de Tutú Preta será o juiz do concurso de boxe entre o Lobo e Lindus Mélias, Diana Martins será a “Ana”, uma das três cabritinhas engolidas pelo Lobo e ainda uma das três Empregadas do Primeiro-ministro. Edgar Borges será o Primeiro-ministro, para encerrar a peça.

Fonte:Armindo Tavares