Noticias do Escritor Armindo Tavares

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

A Associação de Teatro Miscelânea vem desenvolvendo um projeto para uma edição em suporte DVD e formato bilingue – português e crioulo caboverdiano – dos dois livros do dramaturgo e dramaturgista Armindo Martins Tavares “As Aventuras de Nhu Lobo” e “As Aventuras de Nhu Lobo II Volume/Trabesuras di Nhu Lobu”.

Para o efeito, terminou no passado dia 20 de Dezembro, um curso do crioulo ministrado pelos professores Viriato de Barros e Armindo Tavares, na Escola Profissional Gustave Eiffel na Venda Nova - Amadora e, neste momento estão a decorrer os ensaios para as filmagens. A primeira sessão será no dia 20 de Janeiro na Escola do Pugilismo de Venda Nova, ministrada pelo nosso conterrânea e professor do boxe Bernardino Monteiro. Será uma cena de um concurso de boxe entre o nosso mítico Lindus Mélias e o nosso herói Tilobo.

A realização estará a cargo de Tusca Lima.

A próxima sessão será no Palácio Nacional de Sintra, das cenas que envolvem o Rei, a Princesa, D. Curiosa, Nhu Náxo e Tilobo.

Adriano Reis será o personagem principal de toda a estória ou, seja, o Tilobo. Ao lado dele e das suas aventuras estará o seu sobrinho “Xibinho” representado pelo Dário Martins. O estrela da arte cénica africana, o angolano Daniel Martinho, um dos atores que participou na novela Equador, será o Rei na peça. Ana Ina será a Princesa e futura Mulher do Lobo após ao enforcamento do Rei provocado pela magia da Varinha de Condão, propriedade do Lobo.

O cantor Tony D’Alda, autor do batuque “Nha Fidju Fémia Na Ragás” fará o papel de Nhu Náxo, o Curandeiro da casa real. Gisela Almeida será a D. Curiosa, Dério Martins, será o Macaco e o Rapazinho da festa, Mário filho de Tutú Preta será o juiz do concurso de boxe entre o Lobo e Lindus Mélias, Diana Martins será a “Ana”, uma das três cabritinhas engolidas pelo Lobo e ainda uma das três Empregadas do Primeiro-ministro. Edgar Borges será o Primeiro-ministro, para encerrar a peça.

Fonte:Armindo Tavares