MENSAGEM DE DAME JUDI DENCH

sexta-feira, 26 de março de 2010

DIA MUNDIAL DO TEATRO 2010


DIA MUNDIAL DO TEATRO 2010
O Dia Mundial do Teatro é para nós a ocasião de celebrar o Teatro na
multiplicidade de suas formas.
Fonte de divertimento e inspiração, o teatro contém em si a capacidade de unificar as inúmeras populações e culturas que existem pelo mundo. Mas ele representa muito mais do que isso, ao oferecer-nos possibilidades de educação e informação.
O Teatro acontece no mundo inteiro, e não apenas nos seus espaços tradicionais:
os espectáculos podem ser realizados numa pequena aldeia da África, no sopé de uma montanha da Arménia, em uma pequena ilha do Pacífico. Ele não tem necessidade de um espaço e de um público. O teatro possui esse dom de nos fazer rir, de nos fazer chorar, mas ele deve, também, fazer-nos reflectir e reagir.
O teatro é fruto de um trabalho de equipa. São os actores que vemos, mas existe um número espantoso de pessoas escondidas, todas elas tão importantes quanto os primeiros e cujas diferentes e específicas competências permitem a realização do
espectáculo. A eles se deve uma parte de todo o triunfo ou sucesso alcançado.
O dia 27 de Março é a data oficial do Dia Mundial do Teatro. Mas cada dia deveria poder ser considerado, de diversas maneiras, como uma jornada do teatro, pois cabe-nos a responsabilidade de perpetuar esta tradição de divertimento, de educação e de edificação dos públicos, sem os quais não poderíamos existir.

Saudações Teatrais!

Mês do Teatro - entrevista a Sapo

quinta-feira, 25 de março de 2010

Adriano Reis: Porque nem só de teatro vive o Homem

Adriano Reis: Porque nem só de teatro vive o Homem

25 de Março de 2010, 12:24

Adriano Reis é um dos rostos africanos que podemos ver nos palcos portugueses. A residir em Lisboa há seis anos, este cabo-verdiano nascido em Angola tem vivido entre o palco e a mediação cultural que faz na associação Afrunido em Cacém, Sintra, além de dirigir workshops de teatro em locais diferentes.


Isso porque, como explica, é impossível um africano viver apenas do teatro em Portugal: “Sem ser ofensivo, somos actores temáticos. Quando há trabalhos específicos para a comunidade negra em Portugal, aparece qualquer coisa”.
Apesar disso, reconhece que há uma evolução na forma como é encarado o “negro” em Portugal. Nas produções audiovisuais já é possível ver uma ou outra cara africana, principalmente em telenovelas, séries e filmes. Mas, ironia das ironias, ele raramente é convidado a fazer algum papel.


E tem uma explicação curiosa: “Costumo brincar com isto e dizer que não sou considerado um “negro” a sério. O aspecto físico conta muito e eu, por não ser tão escuro, por não ter características tão marcantes, não encaixo no que os produtores pretendem”, justifica.
Mesmo assim já desempenhou papeis importantes: participou na telenovela "A Outra", da TVI onde interpretou o papel de um chefe de polícia moçambicano, entrou também na série infantil “Detective Maravilha” onde o seu personagem era um emigrante ilegal. Já fez também publicidade, entrou em vários filmes.


Mas o que gosta mesmo de fazer é teatro. Trabalhou com nomes importantes como Maria do Céu Guerra, Miguel Seabra, no Teatro São Luís. E é com orgulho que elege a peço “O monólogo do Vaqueiro”, de Gil Vicente, aquele que mais gostou de fazer, pelo trabalho, pela dificuldade e por poder trabalhar um texto de um dos nomes incontornáveis da cultura portuguesa.



Actor e formador
Para alargar os seus horizontes, Adriano Reis não se tem limitado a trabalhar em Portugal. De quando em vez vai a Cabo Verde participar no Mindelact, Festival Internacional de Teatro .


Mas também tem trabalho fora de Portugal, junto das comunidades cabo-verdianas na Europa, como no Luxemburgo, Itália, Holanda, Franca. Foi numa das recentes viagens que lhe aconteceu algo curioso, em Milão: “Estava a fazer teatro de rua e fui corrido pela polícia”, conta. O actor mostra-se disponível para trabalhar junto das comunidades cabo-verdianas no estrangeiro.
Fora do palco, Adriano Reis é mediador cultural mas também formador. Neste momento está a trabalhar juntamente com duas juntas de freguesia em Lisboa onde dirige workshops de teatro.


Na associação Afrunido, é mediador cultural, funcionando como um facilitador nos contactos entre os sócios e entidades, ajudando na burocracia. E mostra-se disponível para trabalhar com as juntas de freguesia, onde possa ensinar o que aprendeu em Cabo Verde e em Portugal, países onde fez a sua formação como actor.

Durante o mês de Março, Mês do Teatro, Adriano Reis teve o seu próprio programa: foi monitor num workshop no Seixal, Portugal, no final de Fevereiro; declamou poesia em Itália na Associação Crioulos de Milão, onde fez também teatro de Rua. E nos dias 27 e 28 irá administrar um workshop de teatro e expressão dramática corporal na Escola de Dança Steps. Encerra o seu programa a 3 de Abril, com um espectáculo em Almada, na Associação Cretcheu.

O actor tem um blog, Palco da Vida, onde reúne informações sobre os seus trabalhos.




Evandro Delgado
Fonte: www.sapo.cv

Março - mês do teatro

segunda-feira, 8 de março de 2010

WORKSHOP DE TEATRO E EXPRESSÕES EM COMEMORAÇÃO DO DIA 27 DE MARÇO- MUNDIAL DE TEATRO

WORKSHOP de TEATRO com Adriano Reis (Cabo Verde)
Expressão Dramática e Coprporal !
Hora de início: Sábado, 27 de Março de 2010 às 15:00
Fim: Domingo, 28 de Março de 2010 às 19:00
Local: STEPS -- club and dance school
Rua: Rua dos Caminhos de Ferro 90

DescriçãoCaros amigos, desta vez vamos sair um pouco das danças e promoveremos um Workshop de Teatro com o Actor/ Clown Adriano Reis das Ilhas de Cabo Verde.

Workshop de teatro Expressão Dramática e Corporal ; Vertentes: relações interpessoais; Desenvolvimento pessoais e social; Relações efectivas; o nosso "Eu" e a a musica nas Expressões.

O preço são só 30 € para os dois dias !! Limite de 20 alunos !!

Um abraço
Arthur -steps

Convidados confirmados:
Este evento tem 9 convidados confirmados!
Ver todos:
Eder Campos;Uxu; Kalhus Casart; Realizando Sonhos; Andreia Alves;Joana Ines Jima Almeida;Sílvia Santos;Agentes da Noite.

Fonte: www.steps.pt

B´leza Itinerante "Maxime"

sábado, 6 de março de 2010

B´LEZA ITINERANTE NO MAXIME:

B´leza realmente precisa do seu espaço!

Fonte: www.sapo.cv

Oficina de teatro Infantil - JFAgualva - Cacém

quarta-feira, 3 de março de 2010

Newsletter da junta de Freguesia de Agualva - Cacém

Agualva prossegue aposta na formação e educação de Crianças e Jovens.

A arte desempenha um papel fundamental no crescimento intelectual das crianças e jovens, sendo que estimula a criatividade e a transmissão de sentimentos e emoções.

A pensar nisso, a Junta de Agualva está a organizar e promover uma oficina de teatro para crianças e jovens da Freguesia com idades compreendidas entre os 7 e os 15 anos.

Agualva prossegue aposta na formação e educação de Crianças e Jovens.
Constituída por dois pontos principais, este workshop irá consistir em exercícios teóricos e práticos de interacção, confiança, estimulo e auto-estima entre os vários elementos da turma para além de uma preparação mais direccionada para o exercício desta arte dramática.

Em suma, pretendemos que no final desta acção de formação os alunos alarguem as suas capacidades criativas, comunicativas, e sociais, sem esquecer o acordar para a arte e para as vivências artísticas.

As inscrições são limitadas e decorrerem nas instalações da Junta de Freguesia até 31 de Março.

Informações e inscrições:


Oficina de Teatro

Dados do Curso

Dinamizador: Adriano Reis, actor profissional
Datas: 8, 15, 22 e 29 de Abril (quintas-feiras)
Horário: das 19 às 21h
Local: Instalações da Junta de Freguesia
Inscrição no valor de 15 euros
Participação Especial: Cláudia Semedo

Objectivos

-Impulsionar novas experiências;
-Promover e encontrar apetências artísticas;
-Promover a auto-estima;
-Conhecimento do corpo como instrumento de trabalho e as suas limitações;
-Dinamização/Apresentação teatral em grupo.

Obs. O dinamizador compromete-se a inscrever os formandos interessados em agências de casting.


Fonte:Junta de Freguesia de agualva-Cacém

B´leza no Maxime

segunda-feira, 1 de março de 2010

Estive lá e bem acompanhado com as minhas queridas amigas:Sónia Benite, Ana Rita Fernandes,...


Março para além de ser mês do Teatro, todas as segundas-feiras do mês o B´leza itinerante fará a sua paragens no Maxime. B´leza - uma familia!

Amigas! esta é a minha forma carinhosa de agradecer-vos por ter assistido o espectáculo de clown "Figura Tchyn" no animateatro e pela a compainha agradável ao B´leza.