ENCERRAMENTO DAS ANTIGAS SALAS DE CINEMA DO FLORESTA CENTER

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Carissim@s amigos,

A partir de Janeiro próximo, a Byfurcação Associação Cultural (companhia de teatro profissional do concelho de Sintra, co-financiada pela Câmara Municipal e pela Junta de Freguesia de Algueirão-Mem Martins), ficará sem tecto.

A decisão foi-nos transmitida no final do passado mês, em reunião marcada por Carlos Pereira, Ex-Administrador do Centro Comercial Floresta Center, que apontou como fulcro da decisão do colectivo que representa, a realização de obras de expansão neste espaço comercial, nomeadamente, a ocupação, a partir de Janeiro, das antigas salas de cinema. Esta decisão foi tomada pela nova direcção do referido Shopping, devido à construção de um Pingo Doce no piso 0, o que fará com que as lojas que ocupam o referido piso se tenham de "mudar" para o piso 2, nomeadamente para o nosso espaço.

Recorde-se que, de há dois anos a esta parte, a Byfurcação vem desenvolvendo, nestas salas- com a inestimável e gratuita caução da ex-administração um trabalho persistente e continuado de acolhimento, programação e produção de espectáculos teatrais, constituindo-se, também, através da concessão de apoio humano e logístico diverso, um parceiro importante na realização de iniciativas dirigidas à comunidade local de evidente valor sócio-cultural.

No espaço de dois anos, passaram, pelas antigas salas de cinema do Floresta Center, grupos de teatro, bandas de música e associações de Sintra (Utopia Teatro, teatromosca, Byfurcação, Teatro TapaFuros, Absurdo Teatro, Espalhafato Produções, O Grito, Os Valdevinos, Dínamo, P’las Fêmeas) Lisboa (Grupo 373, Artistas Unidos, Teatro Bocage, Edipoética, Carapaus, Azeite & Alho) Torres Vedras (Companhia Marimbondo), Almada (Teatro Extremo), Seixal (AnimaTeatro) e Cabo Verde (Adriano Reis - Figura Tchyn), num total de 37 produções distintas para o público em geral e infanto-juvenil.

Estes espectáculos foram vistos por cerca de 3100 espectadores, de nacionalidades, faixas etárias e extractos sócio-económicos diversos.

Para um total de 86 espectáculos apresentados, a média é de cerca de três espectáculos por mês!

Em associação com o projecto K-Cidade (nomeadamente com a Turma de Português para Todos, da Escola Visconde Juromenha, e com o Clube das Mulheres) a Byfurcação participou activamente em iniciativas de integração social de minorias étnicas (nomeadamente a iniciativa «Tapada em Festa» e a peça de teatro «Arranja-me um Emprego», integrando actores cabo-verdianos, ucranianos, moldavos e brasileiros) que vêm elegendo a Tapada das Mercês como seu lugar de residência.

O percurso da Byfurcação, nestes últimos dois anos, tem conhecido um visível desenvolvimento mercê da colaboração que convosco desenvolvemos e, justamente, da possibilidade de usufruir de instalações próprias, fundamentais para a concentração e apuramento do trabalho, bem como, para fidelizar e criar novos públicos para o teatro, para a cultura, para a «contracena» intercultural. Desígnios que queremos continuar a cumprir e sofisticar.

Esta decisão do conselho de administração - do nosso ponto de vista, irreversível - vem por em causa a realização de diversos eventos sócio-culturais de carácter lúdico-pedagógico numa comunidade carente deste tipo de actividades, pois nenhuma das estruturas que connosco partilhava o espaço o vai poder usar.

A Câmara Municpal de Sintra está já ocorrente da situação e promete fazer o que tiver ao seu alcance para nos ajudar. Aguardamos.

Queremos pedir-vos que dêm conhecimento desta situação ao carissimo público (como têm feito - e bem - com as nossas e outras actividades culturais, quer a nivel concelhio, quer a nível distrital) desta situação, já que é um espaço que se perde no panorama cultural.

Bem sabemos que a cultura e o teatro estão em crise (sempre estiveram) e acabar com um espaço promissor não vai ajudar em nada.

Agradecemos, mais uma vez, o vosso contributo para a dinamização sócio-cultural deste espaço.

Até já e obrigado.

Um forte abraço.

A direcção

BYFURCAÇÃO TEATRO - Criamos Cultura
WWW.BYFURCACAO.COM

Grupo Teatral 3G

Apresentam:

Sketches dos alunos do workshop de Expressão Dramática

No dia 16, pelas 19:30, realiza-se uma apresentação de Sketches dos alunos do workshop de Expressão Dramática da Junta de Freguesia de Agualva, no Auditório dos Bombeiros Voluntários de Agualva-Cacém.

Obs:brevemente darei mais imformação deste novo Grupo Teatral!

Saudações Teatrais!