Homenagem a Luigi Pirandello

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Um abraço Cultural a Luigi Pirandello
A quando da minha deslocação a Milão - Itália, tive a preocupação de procurar literatura deste grande escritor da arte que inspira vários encenadores e dramaturgos modernos. Fiquei surpreendido pela a quantidade da sua obra expostas nas livrarias. Apesar de ter só o livro "Esta noite improvisa-se" oferecido pela a minha amiga Anna Pinheiro directora da Editora Estampa.

Luigi Pirandello ( 28 de Junho 1867Roma, 10 de Dezembro 1936) foi um dramaturgo, poeta e romancista siciliano.


Foi um grande renovador do teatro, com profundo sentido de humor e grande originalidade. Suas obras mais famosas são: Seis personagens à procura de um autor, Assim é, se lhe parece, Cada um a seu modo e os romances O falecido Matias Pascal, "Um, Nenhum e Cem Mil", "Esta Noite Improvisa-se", etc.


Recebeu o Nobel de Literatura de 1934.


Coloca que o cómico nasce de uma percepção do contrário (no livro Do teatro ao teatro, e tem um capítulo que se chama O Humorismo). Mas essa percepção pode se transformar- num sentimento do contrário: é quando aquele que ri procura entender as razões da piada. Portanto não existe mais o distanciamento. Pirandello separa o cómico do humorístico, para passar da atitude cômica para a atitude humorística, é preciso renunciar ao distanciamento e à superioridade.


Luigi Pirandello participou da campanha "colecta do ouro", organizada pelo ditador italiano Benito Mussolini, que visava levantar fundos para o país. A campanha era uma resposta à Liga Nações que impôs sanções económicas à Itália após esta ter invadido e declarado guerra a Etiopia (1935-36), Pirandello doou sua medalha do Prémio Nobel.


Fonte: Google


O Homem atrás da politica


O meu partido politico é a Cultura, a um tempo atrás encontrei no teatro S.Luiz aonde estava em cena uma peça de Luigi um grande politico muito conhecido mas da minha parte conheci o um Homem com seus gostos, curiosamente também pelo Luigi Pirandello.



Caros amigos e colegas da arte da representação, como todos sabem o Dr. Durão Barroso é presidente da Comissão Europeia, um politico mundialmente conhecido, um apaixonado pelo o teatro, inclusivo tem conhecimento da evolução do teatro Caboverdeano e que gosta das obras literários de Luigi Pirandello. Tive oportunidade de ter uma conversa curta e breve com este ilustre figura que gentilmente aceitou pousar para o Palco da Vida.


Saudações Culturais!