Lisboa Invisível - Teatro Meridional

sábado, 28 de abril de 2012

Lisboa Invisível

"Uma peça prodigiosa no rigor estético e na tensão permanente" ou ainda "São nove os maravilhosos intérpretes"

João Carneiro - Critico de Teatro


 Sinopse
 Dar voz a narrativas normalmente emudecidas, encontrar os paradigmas comuns e também as especificidades e diferenças deste grande grupo de pessoas que tem, ainda, nas culturas Africanas os seus referentes culturais. Falar português com muitos sotaques, ouvir o som de outras línguas e a música que será a voz de quem canta ou apenas do que se sente e não se diz. Pretos, brancos, mulatos na cor, mas todos indiscutivelmente Mulatos - Mulatos Culturais, neste lugar de fronteira, onde diariamente nos perguntamos quem somos e o que queremos ser.

 Encenação Natália Luíza e Miguel Seabra
Dramaturgia Natália Luíza Assistência de Encenação Romeu Costa
Espaço Cénico e Figurinos Marta Carreiras
 Música Original e Espaço Sonoro André Cabaço
Vídeo Patrícia Poção
Desenho de Luz Miguel Seabra
Interpretação Adriano Reis, António Coelho, Carlos Paca, Célia Alturas, Cláudia Semedo, Ery Costa, Félix Fontoura, Josefina Massango, Paulo Oliveira


Uma encomenda do São Luiz Teatro Municipal em co-produção com o Teatro Meridional

Colaboração - IndieJunior´12

quinta-feira, 26 de abril de 2012

INDIELISBOA  de 26 de Abril à 6 Maio´12 
FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA INDEPENDENTE


Começa hoje este fantástico festival com centenas de longas e curtas metragem oriunda de vários partes do mundo organizado e coordenado pelo Zero em Comportamento que têm uma equipa 5 estrelas.

Haverá presença de vários realizadores, actores e demais pessoal técnico nacionais e internacionais. Esta já é a minha 3º colaboração de ter a honra e o privilégio de fazer parte da equipa indieJunior, apresentando e acompanhando as centenas de crianças e adolescentes no Culturgest e Cinema S.Jorge.




É já neste Sábado que começo a minha colaboração no Workshop "Luzes, Câmara, Magia" para crianças 7 aos 10 na Biblioteca Palácio Das Galveias, das 10H30 às 13h00.



Na segunda-feira, estarei já a apresentar curtas metragens para uma plateia de mais de 500 crianças do 1º Ciclo no Cinema São Jorge e ao longo da semana segue-se os do 2º e 3º Ciclo e bem como sessões para famílias.

Ao longo do festival estaremos a ser liderada pela a Irina Raimundo, responsável do  IndieJunior,  para além das apresentações de filmes, organizamos a votação, assistência durante as sessões, organizar entrada e saída das crianças e adolescentes das salas de cinema.  

Gente boa, consultam o site www.indielisboa.com seleccionam os filmes que querem ver e bora lá  ao cinema com preços de saldo.

Estive lá...

terça-feira, 24 de abril de 2012

                    III - ENCONTRO JUVENIL DA DIÁSPORA AFRICANA EM PORTUGAL
                            20 a 22 de Abril´12 - Centro Euro Africano de Juventude 
                                   "Pausada da Juventude de Almada"

A necessidade de aproximar e envolver os jovens e as organizações juvenis de origem africana em Portugal, numa consulta aberta, ampla e inclusiva preparando os seus contributos no desenvolvimento da política de juventude e de imigração são aspectos cruciais do terceiro Encontro Juvenil da Diáspora Africana em Portugal.

 Adilson (Presidente da liga juvenil - Praia, Cabo Verde) Ludgero Teixeira ( Presidente da ADYNE e  Coordenador  do Evento) Crisália Correia (Presidente da Liga Juvenil - S.Catarina, Cabo Verde) e Helmer Fortes ( Presidente da Confederação Caboverdeana da Juventude)

Neste encontro, jovens de origem africana e representantes de organizações juvenis africanas tiveram a oportunidade de adquirir conhecimentos em áreas cruciais do desenvolvimento humano, manifestar as suas preocupações, necessidades e expectativas, definir as suas prioridades e compromissos para a política de juventude e outras políticas e acções relacionadas com os jovens, bem como definir estratégias para a comunidade de jovens de origem africana a residir em Portugal.
Esta iniciativa é uma parceria entre a ANJI-DJAP Associação Nacional Juvenil de Imigrantes, Diáspora Juvenil Africana em Portugal, a Associação Juvenil, JURE - Jovens Unidos Rumo à Esperança e a ADYNE – Rede de Jovens da Diáspora Africana na Europa e conta com o apoio da Agência Nacional Portuguesa para a Gestão do Programa Juventude em Acção, Instituto Português do Desporto e Juventude, Centro Norte Sul do Conselho de Europa, Instituo das Comunidades Angolanas e a embaixada de Angola em Portugal.
A proposta de realização deste encontro nasce do ânimo de jovens da diáspora africana e descendentes dos africanos em reforçar a cooperação juvenil euro africano, com vista a fortalecer uma plataforma de diálogo e cooperação permanente entre as organizações de juventude. O debate será estruturado em torno da Cultura e Diálogo Intercultural; Migrações, Mobilidade, co-desenvolvimento; Emprego/Empreendedorismo, habitação e Coesão Social; Direitos humanos e Democratização; Cooperação e Participação Juvenil Euro Africana;
Igualdade de Oportunidades, Participação na tomada de decisão, e Cidadania.

Texto: Ludgero Gomes Teixeira - Coordenador

RUMOS no ATL da Agualva

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Gravações para a rubrica "ROSTOS" do programa RUMOS da RTP Africa


Agradeço a Professora Lucrécia pelo o carinho que dedica a estas crianças maravilhosas e fantásticas do ATL da Agualva.

Divertimos muitos com jogos lúdicas e dinâmicas divertidas, aonde estas crianças deram asas as suas imaginação e criatividades proporcionando momentos de pura diversão e interacção de grupo.

Agradeço o carinho que foi recebido e o desenho assinado por todos vocês dizendo: OBRIGADO POR VIRES, amigalhaços voltarei sempre para  divertimos juntos e dar umas gargalhadas brincando o teatro.



O programa " Rumos" pretende dar a conhecer o quotidiano das diversas comunidades de língua portuguesa a residir em Portugal, com particular destaque para as africanas, mas nunca esquecendo a vida das comunidades brasileira, macaense e timorense. "Rumos" evidenciará sobretudo factores de integração destas comunidades na sociedade portuguesa, salientando, por outro lado, as manifestações de toda a ordem que expressem as suas culturas e as ligações que mantêm com as suas terras de origem. A inegável riqueza desses mesmos costumes tem, ao longo dos tempos, contribuído para a multiculturalidade da sociedade portuguesa e é também esse um ponto fulcral deste programa. É um programa com duração de 30 minutos, e estará em contacto directo com as comunidades lusófonas por cá residentes, ao mesmo tempo que dará a conhecer espaços e pontos de interesse nas mais variadas localizações. Visitaremos museus, sedes de associações, embaixadas, casas de família. Todas as semanas Patrícia Figueiredo estará à conversa com um convidado num espaço onde a lusofonia terá destaque sob as mais variadas formas. Para si teremos também uma série de rubricas de utilidade pública, no espaço Lusofone, que vão desde o aconselhamento médico e jurídico, à consulta de opinião do público em geral, passando ainda pelo funcionamento da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Também as Artes terão o seu próprio espaço. O Arte & Facto é o lugar onde semanalmente lhe damos a conhecer histórias de simples desconhecidos, cujas vidas tornam os seus protagonistas especiais, o talento de vários artesãos, segredos gastronómicos dos países lusófonos e muita música através de videoclips. Por tudo isto e muito mais contamos consigo para juntos rumarmos a outras culturas.

  Rumos - Genius Produções Audiovisuais

Actores Cabo-verdianos no Teatro em Portugal

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Uma reportagem do jornalista Marco Rocha - Agencia LUSA para a Radio Televisão Caboverdeana



Fonte: www.rtc.cv