8 a 10 de Abril – Cidade da Praia
Do leque dos maiores mercados do mundo, Cabo Verde decidiu criar o seu,
o Atlantic Music Expo Cabo Verde. Esse novo formato de evento, inédito em Cabo
Verde será um espaço de encontro entre os profissionais da música: managers,
produtores, jornalistas, empresários, Directores de salas e de festivais,
agentes, bookers, distribuidores, publishers, sociedades de autores,
consultores, advogados, contabilistas, videastas, fotógrafos, fabricantes de
instrumentos, equipamentos e acessórios diversos, de todo o mundo.
O Conceito do Atlântico surgiu
da nossa vocação como cultura e posição geoestratégica.
Missão
AME Cabo Verde
O mercado Ame CV tem como missão transformar Cabo Verde numa plataforma
mundial de
negócios da música em toda a região do Atlântico (abrangendo África, América,
Europa e as
Caraíbas), e ainda num destino alternativo para o turismo de eventos
baseado na música.
E muito importante para o mercado envolver sobretudo os pequenos
comerciantes, pensões, hotéis transportes, sector da alimentação e do lazer, serviços
e espectáculos, mercado de souvenir, artesanato, confecções, empreendedores
culturais etc.
Objectivos
do AME CV
- Ame CV tem como objectivo valorizar a criação artística que são os valores
fundamentais na sua diversidade, e empresariar o sector.
- Fomentar o trabalho num ambiente favorável para a criação e trocas de
experiências e de negócios.
- Favorecer a circulação de artistas e produtos
- Reforçar a visibilidade e promoção dos músicos e do País a nível
internacional.
- Participar no equilíbrio da balança comercial através da exportação
Estrutura/programação
Quanto à estrutura, o mercado está dividido em três partes:
- Parte dasd Conferências, workshopos, ateliers, formação, palestras,
debates;
- Parte dos showcases, concertos de duração máxima de 40 minutos para o
público profissional;
- Parte da Feira de negócios, com stands e exposição, onde, para além
de Cd’s DVD, Flyers, divulgação e amostras, haverá também um showroom de
instrumentos e equipamentos de música.
Participantes
Inscrições
Total de 41 (quarenta e um) inscrições nacionais só para showcases.
Para as outras actividades do AME Cabo Verde há um total de mais de cem
participantes nacionais, abrangendo mais de setenta músicos, agentes, managers,
produtores, editores, instituições, Municípios. Há mais de sessenta inscrições
internacionais até ao momento, abrangendo profissionais de mais de 30 países.
Africa: Senegal, Tanzânia, Etiópia, Africa do Sul, Angola, Moçambique,
Congo, São Tomé e Principe, Marrocos, Ouganda, Congo Brazzaville, Camarões:
Europa: Holanda, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, Noruega, França,
Alemanha, Polónia, Macedónia, Reino Unido, Portugal, Noruega, Espanha e Suécia.
América, Caraíbas e resto do Mundo: Estados Unidos, Canadá, Colômbia,
Brasil, México, Argentina, Uruguai, Chile e Venezuela, Martinica, República
Dominicana, Belize, Barbados, Guadalupe, Ilha de Reunião.
Haverá um total de 16 showcases (concerto para profissionais, com 9
bandas nacionais e oito internacionais) para além dos concertos de abertura e
de encerramento, que contam com mais três artistas nacionais e quatro internacionais.
Um total de nove conferências, 4 workshops e 240 speed meetings constam
da programação.
Parceiros
O Ministério da Cultura convenceu a Womex (World Music Expo) a ser
parceira do AME, o que é um grande feito.
Mas, como o AME queria abranger todo o Atlântico, o Ministério quis a
envolvência de outros parceiros, de forma a trazer o máximo de profissionais de
todos os cantos do Mundo. Assim, o Ministério propôs à Womex, à associação da
Feira da Música do Ceará (Brasil), ao Porto Musical (Brasil), ao Le Kolatier
(Camarões), ao Babel MED (mercado da música do Mediterrâneo, Marseille,
França), ao IOMA (Indian Ocean Market). A Womex então pediu que houvesse também
um parceiro caboverdeano e propuseram a Harmonia, que eles conhecem e foi
premiado na womex 2012.
Outros parceiros até ao momento: RTC, TACV, Unitel T+, Câmara Municipal
da Praia, Centro de Políticas Estratégicas e Nações Unidas.