Ofensiva Amada - Centro Cultural Olga Cadaval, Sintra

terça-feira, 14 de junho de 2016

Nota: Ofensiva Amada
Na próxima quinta-feira, 16 de Junho, o Centro Cultural Olga Cadaval em Sintra volta a receber a Ofensiva Amada, um espectáculo que junta em palco artistas de diferentes áreas, origens e gerações num diálogo transdisciplinar. O projecto, que nasceu da vontade de abrir um espaço da cultura de excelência no concelho a novas vozes e novos públicos, volta a apresentar uma programação diversificada.
Depois de uma segunda edição esgotada, a terceira Ofensiva Amada começa fora de portas, com os Nice Groove Batucada Lusófona, um projecto sócio comunitário de percussão, composto por instrumentos de bateria de samba e que se inspira em ritmos e canções lusófonas que sejam um reflexo da cultura suburbana da região da Grande Lisboa.
Os Nice Groove conduzem o público através das ruas de Sintra até ao Centro Cultural Olga Cadaval, onde se junta o performer e escritor Nuno Bastos com a performance “O Homem que Caminha para um Lugar”.
Esta Ofensiva Amada é também uma oportunidade para conhecer o novo projecto do teatromosca, o audiowalk “Modos de Ver” – um percurso que visita alguns dos mais emblemáticos lugares de Sintra, guiado por uma banda sonora original a que os participantes têm acesso através de auscultadores.
Na programação, destaque ainda para os Orbes IR INDO, um trio que junta música e poesia originais, composto por Rui Mário (autor e declamador), Pedro Hilário (guitarrista e compositor) e Rui Zilhão (artista plástico e percussionista).
cartaz da 3.ª edição da Ofensiva Amada

Ainda nesta Ofensiva Adriano Reis vem contar estórias africanas. O pretexto não podia ser melhor: celebra-se, no dia 16 de Junho, o Dia da Criança Africana. O actor e contador de estórias cabo-verdiano vem partilhar um cheirinho do repertório que vem trabalhando há anos - “O Cágado nas Fábulas Africanas”.


O espectáculo fecha com os Them Flying Monkeys, uma banda de rock alternativo, semifinalista do concurso internacional Hard Rock Rising e vencedora do EDP Live Bands. Antes de actuarem no NOS Alive (7 de Julho) e no Festival Bilbao BBK Alive (9 de Julho), os Them Flying Monkeys tocam em Sintra, a sua casa.
Nesta terceira edição, a Ofensiva Amada junta-se à missão ÚNICA, que apoia jardins de infância na Guiné-Bissau, recolhendo roupa e medicamentos para quem mais precisa. Esta ONG já conseguiu ajudar 10 instituições no país e continua a campanha de angariação durante todo o mês de Junho para entregar na próxima missão.
A Ofensiva Amada acontece todas as terceiras quintas-feiras de cada mês no Centro Cultural Olga Cadaval. O espectáculo, produzido por duas associações culturais locais – a Alagamares e a Musgo, quer afirmar-se como um momento regular de dinamização cultural em Sintra, com artistas sintrenses e convidados nacionais e internacionais. Um espectáculo comunitário de artes performativas, sem apresentador, com muito ritmo, criando contrastes e encontros improváveis.
Ofensiva Amada